A MUSAMI detém a certificação da qualidade e ambiente, migrando também para a norma ISO 45001:2019, no que toca ao sistema de gestão de saúde e segurança. Em matéria da gestão de energia, assiste agora a uma transição para a norma ISO 50001:2019. A empresa é certificada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação.

A MUSAMI manteve as certificações dos seus sistemas de gestão após auditoria realizada em abril de 2020. Significa isto que a MUSAMI deu um salto qualitativo em várias frentes ao nível da certificação. Este é o resultado das auditorias e análises realizadas aos procedimentos de todos os departamentos que compõem a MUSAMI pela APCER. Auditorias estas que têm vindo a revelar-se essenciais na organização da empresa e dos próprios colaboradores.

A certificação é uma marca de sucesso e de reconhecimento público pelo trabalho da empresa em toda a sua linha. A MUSAMI investe nos processos de certificação de todos os seus serviços desde 2012, pugnando-se por uma resposta cada vez mais eficaz junto dos seus clientes e fornecedores, para além de dotada de uma melhor capacidade técnica. Empenho este que manterá no presente e no futuro, estendendo a certificação às futuras instalações da organização.

A certificação do Sistema de Gestão não abrange, porém, algumas áreas, tais como o design e desenvolvimento de produtos e serviços, uma vez que não detém processos nesse âmbito.

O mesmo sucede em relação à validação e reavaliação periódica da capacidade de processos de produção e de prestação de serviço para serem atingidos os resultados planeados, quando a saída resultante não possa ser verificada por monitorização.

No que respeita à certificação do sistema de gestão integrado, estão as atividades desenvolvidas pela MUSAMI, designadamente a gestão de sistemas de depósito, tratamento e valorização de resíduos sólidos, assim como assegurar atividades acessórias no domínio da proteção do meio ambiente.

A MUSAMI considera como fronteira do sistema de gestão da energia a sede, o Ecoparque I e o Ecoparque II.

Encontra-se excluído do âmbito da certificação, o composto, assim como as instalações do Ecoparque III.