MUSAMI com campanha pela sustentabilidade

Autor: / 04 de Julho de 2014

Reutilização e sustentabilidade são as duas palavras de ordem da campanha de sensibilização ambiental que a MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA se prepara para lançar este verão.

Redução do recurso a sacos de plástico é a principal mensagem a transmitir junto das populações, a par de outras sugestões para a introdução de boas práticas ambientais no dia-a-dia.

Tratam-se de gestos simples que para além de serem amigos do ambiente também permitem alguma poupança, isto sempre sem esquecer a importância da separação dos resíduos para a reciclagem. Reduzir, reutilizar e reciclar, é a política que a MUSAMI assume desde a primeira hora em matéria de sensibilização ambiental.
Ciente do impacto do uso dos sacos de plástico no ambiente ao nível da contaminação de solos, recursos hídricos e implicações na biodiversidade, a MUSAMI avança com campanha prevendo a distribuição de sacos reutilizáveis pelas populações para além de ecopontos domésticos.
Refira-se que foi aprovada recentemente uma resolução no Parlamento Europeu com vista à redução do uso de sacos de plástico em 80% até 2019. O uso de sacos de plástico deverá ser reduzido em 50% até 2017, e 80% até 2019, em relação aos níveis de 2010.
Esta semana foi publicado em Diário da República o Decreto Legislativo Regional que cria medidas para a redução de consumo de sacos de plástico prevendo a aplicação de uma taxa dentro de um ano nas grandes superfícies comerciais.