Portugueses reciclam mais 8% de resíduos

Autor: / 10 de Setembro de 2014

Últimos dados da Sociedade Ponto Verde apontam para um crescimento de 8% entre janeiro e junho, face ao período homólogo do ano anterior. Ao todo foram encaminhadas 181.890 toneladas de resíduos de embalagens.

O Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), Luís Veiga Martins, realça o compromisso da entidade “com o desenvolvimento de uma sociedade de reciclagem”, só possível de alcançar “com o apoio de todos, nomeadamente da população portuguesa e dos sistemas municipais, a quem estamos agradecidos pela sua dedicação a esta tão importante causa ambiental, ano após ano”.

O plástico foi o material que mais se destacou em termos de crescimento na ordem dos 25%, seguido pela madeira a atingir um aumento de 20%, no que toca a resíduos de embalagem de origem doméstica, pequeno comércio e HORECA.

Em relação ao fluxo não urbano – de origem industrial ou comercial – foram encaminhadas para reciclagem 145.675 toneladas de resíduos de embalagens nos primeiro semestre do ano, traduzindo-se num decréscimo de 5%, de acordo com a SPV.

No total dos dois fluxos – urbano e não urbano – a SPV encaminhou para reciclagem mais de 327 mil toneladas de resíduos de embalagens, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

Luís Veiga Martins reforça assim que “a reciclagem de embalagens é fundamental para aproveitar as oportunidades geradas pela economia circular. O circuito de reciclagem multimaterial representa 71 milhões de euros de impacto anual direto no PIB. É imprescindível que este setor continue a contribuir para a economia, o ambiente e a sociedade.”