MUSAMI levou mensagem a cerca de 1000 jovens

Autor: / 04 de Dezembro de 2014

A MUSAMI – Operações Municipais EIM SA esteve nos seis concelhos da ilha de São Miguel com ações de sensibilização inseridas na programação da V Semana de Resíduos dos Açores. Ao todo cerca de 1000 jovens de escolas secundárias de Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Nordeste, aprenderam algumas dicas sobre boas práticas ambientais.

Gestos simples e básicos como a separação de resíduos em casa podem fazer toda a diferença na preservação da natureza, essencial para a sustentabilidade não só do Planeta como das próprias gerações futuras sujeitas a escassez de recursos naturais e ao agravamento de problemas como as alterações climáticas, caso não assumam já uma atitude responsável para com o ambiente.

A reciclagem de resíduos permite não só a poupança de matérias-primas virgens como de energia e de água necessários à produção de novos materiais, gerando assim menor poluição e menos resíduos encaminhados para aterro sanitário. Esta é a mensagem que vem sendo transmitida pela equipa técnica da MUSAMI no terreno no desenvolvimento de sessões de sensibilização ambiental junto de estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social e empresas.

Consumo da água da torneira é outro dos temas abordados nas ações. A rede de abastecimento público de água garantida pelas autarquias tem qualidade assegurada em média de 98,67%. Em quatro dos seis concelhos, este valor chega a ultrapassar os 99% de análises em cumprimento com os valores paramétricos. É segura, saudável, e sai mais barato que a água engarrafada que ainda produz resíduo.

Desde janeiro de 2014, a MUSAMI promoveu 122 ações de sensibilização ambiental junto de 5297 crianças, jovens e adultos. Este ano esteve pela primeira vez na Escola Básica 2,3 S do Nordeste, onde falou para cerca de uma centena de jovens adolescentes.