MUSAMI investe 2,7 ME na triagem de resíduos para reciclagem

Autor: / 08 de Setembro de 2015

A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA adjudicou ao consórcio EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A. e Marques S.A., a empreitada de conceção e construção de uma estação de triagem para processamento de 2,5 toneladas por hora de embalagens, o que duplica a atual capacidade instalada.

O valor da adjudicação é de 2.799.602,30 €, cujo prazo de execução é de 365 dias.

Com esta nova instalação, a MUSAMI fica capacitada para gerir o forte crescimento de embalagens destinadas à reciclagem que provêm das várias medidas implementadas e previstas nos próximos anos com vista a melhorar o grau de proximidade e qualidade da recolha seletiva.

Só este ano têm-se observado crescimentos de recolha seletiva superiores a 20% de janeiro a Julho, relativamente ao período homólogo, e de 40% no mês de Julho relativamente ao mesmo mês de 2014.

Toda a estratégia da MUSAMI assenta numa grande interação com as Câmaras Municipais relativamente ao desenvolvimento de ações de sensibilização das populações para uma sociedade da reciclagem e na operacionalização de serviços mais próximos do cidadão de modo promover a qualidade da recolha seletiva. Agora desenvolve-se uma estrutura com características industriais para viabilizar uma separação de grande qualidade que otimize a reciclagem do material recebido.

Estas ações já se enquadram nos objetivos do futuro plano de prevenção e gestão de resíduos dos Açores que será aprovado brevemente mas cuja versão preliminar já foi colocada à discussão pública.