Nova campanha apela à boa separação dos recicláveis

Autor: Rita Teves / 01 de Março de 2016

“Não misture as coisas, separe bem os resíduos” é o mote da nova campanha de sensibilização ambiental desenvolvida pela MUSAMI. O objetivo é separar mais e cada vez melhor, minimizando assim os resíduos contaminados descarregados no Ecoparque da Ilha de São Miguel.

Em 2015, a MUSAMI expediu 5710 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem para o continente, o equivalente a 573 contentores marítimos de 20 pés. O papel e o cartão é o material com maior volume de exportação com 2708 toneladas, seguindo-se-lhe o vidro com 1377 toneladas, o plástico com 1212 toneladas, o metal com 282 toneladas e a madeira com 131 toneladas.

O alargamento da recolha seletiva porta a porta em 2015 permitiu um crescimento da recolha seletiva de resíduos de 28% face a 2014, propulsionado igualmente pelo aumento dos níveis do consumo, reflexo do incremento da atividade económica de que se destacará o sector turístico. Mas estes valores podem conhecer uma maior evolução se todos se envolverem neste processo em defesa do meio ambiente.

Porque separar bem também é importante, uma vez que reduz a contaminação de resíduos e assim permite um maior aproveitamento destes para valorização, esta campanha apela às boas práticas em toda a linha. Se é de plástico ou de metal é para depositar no amarelo. Se é de vidro, no verde. De papel e cartão no ecoponto azul. 

Nada de fazer misturas. Caso contrário, poderá estar a inviabilizar a sua reciclagem.

Separe os resíduos também fora de casa, no emprego ou na rua. O ecoponto é para ser usado!