Acordo de Paris marca Dia da Terra

Autor: MUSAMI/ Observador / 22 de Abril de 2016

Hoje celebra-se o Dia da Terra! Data que se assinala no mundo despertando consciências para a importância da sua proteção! E não é preciso muito para preservá-la para que as gerações futuras possam usufruir da sua beleza tal como nós! Requer gestos simples, respeito e amor! Pode começar por separar os seus resíduos não só em casa como em todos os locais para onde se desloque! É fácil e os seus efeitos a médio longo prazo fazem toda a diferença! Para isso não basta acreditar! É preciso fazer! 

Hoje os 195 países e a União Europeia chegaram a acordo sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa em dezembro de 2015. Esta sexta-feira assinam o Acordo de Paris para entrar em vigor em 2020.

Uma das novidades deste documento é a revisão a cada cinco anos das metas de contribuição de cada Estado, para tentar travar o aquecimento do planeta e as consequências associadas, como a maior frequência de fenómenos extremos de calor, levando as secas e a incêndios florestais, e de concentração da chuva em períodos curtos de tempo, provocando cheias e inundações, a que se junta a subida do nível do mar.

Com o objetivo de entrada em vigor em 2020, o entanto, o acordo só se concretiza quando 55 Estados responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases com efeito de estufa o ratificarem. Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até final de abril de 2017, e a ratificação nacional, consoante as regras de cada país, podendo ser através da votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo.