Micaelenses mais conscientes em relação aos resíduos

Autor: Rita Teves / 14 de Outubro de 2016

O último estudo realizado pela MUSAMI aos resíduos sólidos urbanos descarregados no Ecoparque da Ilha de São Miguel demonstra que a população está mais consciencializada para a importância das boas práticas ambientais e que a separação dos resíduos faz cada vez mais parte do seu quotidiano de 2009 para 2016.

De acordo com a mais recente caracterização, 10,99% em peso dos resíduos indiferenciados são têxteis sanitários, na sua maioria fraldas (este valor em 2009 era de 4,5%). Neste quadro, verifica-se, por exemplo, o uso de fraldas descartáveis não só para bebés como para idosos, este último um elemento novo no cenário de caracterização, reflexo do desenvolvimento e contexto social a que se assiste atualmente.

Por outro lado, os bio resíduos passaram de 50% em 2009 para 31% neste momento, o realça um menor desperdício de produtos alimentares, revelador das boas práticas ambientais aliada a uma maior contenção financeira por parte das famílias.

De referir que a recolha seletiva regista a um crescimento de 25,42% por comparação ao ano transato, enquanto os indiferenciados quedam-se por um aumento de 0,69%, entre janeiro e agosto de 2016.