Inaugurado novo Centro de Triagem Automatizado

Autor: Rita Rebelo / 25 de Julho de 2018

Tem capacidade para processar 2,5 toneladas/hora de resíduos, de forma mais eficaz e limpa. Trata-se do mais recente empreendimento da MUSAMI, cujo investimento ascende a 2,8 milhões de euros, cofinanciado pelo PO-SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e eficiência no uso de Recursos).

As instalações foram inauguradas a 16 de julho de 2018, numa cerimónia que recebeu cerca de uma centena de parceiros, clientes e fornecedores da MUSAMI.

“Esta unidade fabril, utilizando as mais avançadas tecnologias de separação automática e alguma separação e afinação manual, colocam em destino final, para expedição, os conteúdos do contentor azul—embalagens de papel e cartão—e os do contentor amarelo—embalagens de plástico e metal”, salientou o presidente do Conselho de Administração da MUSAMI, Ricardo Rodrigues.

Mais adiantou que o “projeto incorpora ainda a produção de energia renovável, com painéis solares, tecnologias da indústria 4.0, como é o caso da manutenção de todos os equipamentos mais pesados poder ser realizada pelos fabricantes à distância, sem necessidade de deslocação de técnicos à ilha”.

Foram criados 24 novos postos de trabalho, com contrato de trabalho sem termo e a auferir rendimentos superiores ao salário mínimo, garantindo em simultâneo as melhores condições de segurança e higiene  no trabalho.

No ano 2017 , o Ecoparque da Ilha de São Miguel recebeu 89 mil toneladas de resíduos, o que se traduz num aumento de cerca de 9 por cento por comparação ao ano anterior.

Nos últimos anos foram levados a cabo investimentos que totalizam cinco milhões de euros: desde a selagem do antigo aterro sanitário, construção de um aterro de suporte, uma estação de tratamento por osmose inversa que trata dos lixiviados e uma estação de valorização energética alimentada por biogás de aterro, que produz mais energia do que a que consumimos, bem como um edifício de armazenamento de composto.