CEFAL recolhe 11 quilos de resíduos em ação de limpeza na Atalhada

Autor: Câmara Municipal de Lagoa / 26 de Julho de 2018

O CEFAL – Centro de Educação Ambiental de Lagoa, realizou a 20 de julho, a segunda ação de limpeza nos poços da Atalhada, com o mote “Os Suspeitos do Costume – do Rio ao Mar, sem Lixo”, onde foi identificado o Top 10 dos resíduos mais encontrados naquela zona.

A primeira ação de limpeza, realizada na mesma zona, decorreu antes da época balnear, no dia 20 de abril, onde foram recolhidos aproximadamente 50 quilos de resíduos. Por seu turno, na segunda atividade, realizada durante a época balnear, foram recuperados 11 quilos de lixo.

Os resíduos encontrados nos Poços da Atalhada, na primeira ação foram, maioritariamente: fragmentos de plásticos, cordas, esferovite, esponjas, calçado, madeiras, tampas, beatas de cigarros, sacos de plástico e embalagens de garrafas de água. À semelhança da primeira iniciativa, na segunda ação, para além dos resíduos recolhidos acima identificados, foi também detetado a presença de embalagens de vidro e fragmentos de mobiliário.

Será colocado um expositor com os resultados destas iniciativas no local de recolha, por forma a consciencializar as pessoas para o respeito do meio ambiente e para a adoção de práticas de prevenção e redução de resíduos.

A autarquia lagoense, através da realização de diversas ações ambientais do CEFAL, pretende, especificamente, consciencializar a comunidade lagoense e turistas que visitam o concelho, das consequências prejudiciais que estes resíduos provocam no meio ambiente e, neste caso em particular, na orla costeira e ambiente marinho.