Ponta Delgada com ações na Semana da Prevenção de Resíduos

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada / 16 de Novembro de 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai realizar diversas ações de sensibilização ambiental no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, entre 20 e 22 de novembro. A iniciativa que se enquadra na 9ª Semana de Resíduos dos Açores é subordinada ao tema "Prevenção de Resíduos Perigosos: É Tempo de Desintoxicar!"

A Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia vai desenvolver a 20, 21 e 22 de novembro, uma ação de recolha de resíduos periogosos nas Portas da Cidade. Das 9h00 às 15h00, serão disponibilizados contentores e recipientes para a população colocar os seus resíduos perigosos, como são os casos das lâmpadas, pilhas e acumuladores, além de pequenos e grandes eletrodomésticos, tintas, colas e adesivos, pesticidas, detergentes, medicamentos e baterias.

A 22 de novembro será efetuada a distribuição de ecopontos elaborados com aproveitamentos de paletes, recolhidas pelos serviços, para as escolas que apontarem essa necessidade, mais concretamente para os refeitórios e para os espaços exteriores.

Durante a semana de 20 a 23 de novembro, inicia-se a distribuição de mini ecopontos para salas de aula e espaços comuns das escolas do concelho de Ponta Delgada. De 20 a 22 de novembro, haverá um ponto de recolha de resíduos perigosos no centro da cidade, onde deverão ser depositados apenas os resíduos acima referidos.

Em cada um dos dias da ação de sensibilização os resíduos serão recolhidos de acordo com a sua tipologia por serviço próprio e para encaminhamento adequado.