App Eco Island já está disponível

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 20 de Novembro de 2018

A localização dos estabelecimentos do setor da restauração galardoados com o Selo Ambiental da MUSAMI encontra-se disponível na App Eco Island que pode descarregar no telemóvel através da Play Store ou do site da MUSAMI a partir de hoje.

A plataforma foi criada no âmbito do Programa Parceiros que arrancou em 2016 em Vila Franca do Campo. Seguiu-se Nordeste e Ribeira Grande. Atualmente uma brigada de sensibilização encontra-se em Ponta Delgada a proceder o levantamento dos estabelecimentos que pretendem juntar-se ao projeto e fiscalizar o cumprimento dos requisitos definidos.

O contrato é simples: os empresários acordam separar os resíduos nos seus estabelecimentos. “Compromisso com o ambiente – nós reciclamos” sela precisamente a carta de compromisso assinada entre a MUSAMI e os estabelecimentos que aderem ao programa.

Neste momento, são 83 os estabelecimentos do setor da restauração que fazem parte do programa e se encontram devidamente identificados na plataforma digital.

Todos os que concordaram seguir as regras são fiscalizados periodicamente como garantia da manutenção das boas práticas ambientais inclusivamente para os clientes que frequentam esses estabelecimentos.

Com este programa pretende-se sensibilizar os vários setores da atividade económica para a importância da separação dos resíduos: vidro, papel/cartão, e plástico/metal, abrangendo ainda os óleos alimentares usados. Desta forma, fomenta o aumento das metas de reciclagem na ilha de São Miguel.

Numa primeira fase, o projeto abrange o setor da restauração, estendendo-se ao comércio em 2019.