Lagoa promove sessões na Semana de Resíduos

Autor: Câmara Municipal de Lagoa / 20 de Novembro de 2018

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), associa-se à 9.ª Semana de Resíduos dos Açores, inserida na 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 17 a 25 de novembro, aderindo a esta iniciativa, pela quarta vez consecutiva, com o tema “Prevenção de resíduos perigosos: Tempo para Detox!”.

Desse modo, a semana iniciou com um workshop de Sabão Natural, em parceria com a Flora Azorica Saboaria Artesanal, ministrado por Susana Benevides, que decorreu, este sábado, na freguesia de N. Sra. Do Rosário.

O principal objetivo desta ação passou pela tomada de consciência de que o natural traz mais benefícios, neste caso específico, para a pele, contrariamente aos sabões que se encontram nas superfícies comerciais, com químicos mais agressivos e nocivos, tanto para o humano, como para o meio ambiente.

Durante o workshop, os participantes trabalharam com diversos componentes, desde óleos essenciais, argilas, pigmentos, especiarias, plantas secas e vitamina E, elaborando dois tipos de sabão, o 100% azeite e o de Marselha. De 19 a 22 de novembro, entre as 09h30 e as 16h30, uma equipa do CEFAL estará presente, na Praça de Nossa Senhora do Rosário, para receber os resíduos perigosos, nomeadamente REEEs (Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, tais como pequenos eletrodomésticos, impressoras, telemóveis, baterias…); radiografias; medicamentos e lâmpadas. Esta ação não servirá apenas para recolha dos mesmos, mas também para sensibilizar os munícipes lagoenses para a importância da entrega dos resíduos e do seu correto encaminhamento.

O CEFAL organizará ainda esta quarta-feira, numa parceria com o CATL “O Borbas”, uma gincana com diversas atividades pensadas de acordo com esta temática, sensibilizando os mais jovens para este tema fulcral, mostrando, através de jogos criativos, divertidos e lúdicos, a correta separação dos resíduos. De salientar que, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa que tem como principal objetivo promover a implementação de ações por parte de toda a sociedade sobre o uso sustentável dos recursos e a prevenção da produção dos resíduos, enquadradas nas políticas relacionadas da União Europeia e dos Estados-membros.