Programa Parceiros chega a 414 restaurantes em 2018

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 10 de Janeiro de 2019

O Programa Parceiros chegou a 414 estabelecimentos do setor da restauração da Ribeira Grande, Nordeste e Ponta Delgada. Destes, 67 assinaram “Compromisso com o Ambiente – Nós Reciclamos” e detêm o selo que certifica a separação de resíduos naquele espaço. Lagoa é o concelho que se segue em fevereiro.

O projeto da MUSAMI, no terreno desde 2015, tem como objetivo conferir notoriedade à área da restauração, estabelecendo compromissos com a reciclagem, promovendo boas práticas ambientais, por via do aumento da separação de resíduos: vidro, papel/cartão e plástico/metal, estendendo ainda aos óleos alimentares usados.

Para tal, os interessados devem respeitar as condições constantes no regulamento: todos os intervenientes são obrigados a fazer formação com a MUSAMI, finda a qual é entre um certificado de participação e assinada Carta de Compromisso; os participantes têm 30 dias para adaptar as suas instalações de modo a garantir a correta separação de resíduos, prazo após o qual é efetuada uma vistoria de modo a aferir a sua aptidão para receber o selo “Compromisso com o Ambiente – Nós Reciclamos!”.

O selo é atribuído numa sessão pública na respetiva Câmara Municipal, o qual deverá ser afixado em local visível. Ao fim de um ano é realizada nova auditoria para renovação do selo.

Neste momento, uma equipa de sensibilização ambiental, constituída por três elementos, encontra-se a proceder o levantamento de estabelecimentos interessados em Ponta Delgada. Até agora, 205 foram vistoriados. O trabalho prossegue nesse concelho até ao final de janeiro.