Programa Parceiros chega a 32 restaurantes de Ponta Delgada

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 22 de Março de 2019

São 32 os estabelecimentos do setor da restauração de Ponta Delgada que irão receber o selo ambiental da MUSAMI “Compromisso com o Ambiente – Nós Reciclamos!”, a 27 de março, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este é o resultado do Programa Parceiros em conjunto com a Câmara Municipal, no âmbito do “Urban Waste”.

O selo irá abranger estabelecimentos de 10 freguesias: Arrifes, Ginetes, Relva, Santa Bárbara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião e São Vicente. A lista será afixada nos Paços do Município e constará da App Eco Island já disponível na playstore, com dados georreferenciados.

O projeto da MUSAMI, no terreno desde 2015, tem como objetivo conferir notoriedade à área da restauração pelas boas práticas ambientais, estabelecendo compromissos com a reciclagem, por via do aumento da separação de resíduos: vidro, papel/cartão e plástico/metal, estendendo ainda aos óleos alimentares usados.

Para tal, os interessados devem respeitar as condições constantes no regulamento. Todos os intervenientes são obrigados a fazer formação com a MUSAMI, finda a qual é entregue um certificado de participação e assinada Carta de Compromisso. Os participantes têm 30 dias para adaptar as suas instalações de modo a garantir a correta separação de resíduos, prazo após o qual é efetuada uma vistoria de modo a aferir a receção o selo.

Neste momento, a equipa de sensibilização encontra-se na Lagoa para apurar os estabelecimentos aptos a receberem o selo ambiental no concelho.