Recolhidos 1425 quilos de têxteis

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 12 de Julho de 2019

No âmbito das medidas de redução de resíduos e respetiva reutilização, a MUSAMI adquiriu e disponibilizou à Solidaried’arte – Associação de Integração pela Arte e Cultura contentores de recolha de vestuário e calçado.

Trata-se de uma medida inserida na primeira prioridade da economia circular e concretamente numa área em que a reciclagem não tem encontrado resposta em Portugal: os têxteis e calçado.

Desde a implementação de contentores específicos nos concelhos de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, foram recolhidos 1425 quilos de vestuário e calçado de abril até julho. Este é o primeiro balanço da iniciativa em curso que se estenderá a outros concelhos.

A recolha do contentor da Ribeira Grande ascende a 1040 quilos, enquanto em Vila Franca do Campo atinge os 385 quilos, o correspondente a uma média semanal de 80 quilos e 55 quilos respetivamente.

A medida insere-se no contexto da hierarquia da gestão de resíduos que norteia a missão da MUSAMI. Esta foi mais uma forma encontrada no encalço da redução da quantidade de resíduos em aterro sanitário.