Recolha de têxteis ultrapassa cinco toneladas em 2019

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 17 de Janeiro de 2020

Os micaelenses estão mais despertos para a importância de boas práticas ambientais no seu quotidiano. Em 2019, foram recolhidos 5672, 60 quilos de têxteis de contentores distribuídos nos concelhos da Ribeira Grande, Povoação, Nordeste e Vila Franca do Campo, num sinal claro de que a sustentabilidade está na ordem do dia.

Este é o resultado da parceria estabelecida entre a MUSAMI e a Solidaried'Arte - Associação de Integração pela Arte e Cultura teve início em março do ano passado, com o objetivo de dar resposta a um problema ambiental, decorrente da significativa produção de resíduos têxteis descarregados em aterro sanitário.

Ribeira Grande é o concelho em que os munícipes mais participaram, contribuindo com a entrega de 2610,10 quilos de têxteis e calçado, em contentor situado no parque de estacionamento de uma grande superfície comercial. Segue-se a Povoação com 1850,50 quilos, no contentor disponível na paragem de autocarros na Vila. Os cidadãos de Vila Franca do Campo descarregaram 924 quilos no contentor localizado numa grande superfície comercial e no Nordeste 281 quilos, junto à paragem de autocarros do centro.

A medida insere-se no âmbito da hierarquia de gestão de resíduos que norteia a missão da MUSAMI que disponibilizou os contentores, cabendo à Solidaried'Arte a respetiva recolha e distribuição.

Aliás, são várias as iniciativas que a MUSAMI desenvolve no terreno com vista à prevenção de resíduos, como socede com a recolha de têxteis e com a formação em compostagem doméstica que tem sido amplamente divulgada e implementada em algumas escolas.