Programa Parceiros chega a 283 empresários em 2019

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 04 de Fevereiro de 2020

"Compromisso com o Ambiente - Nós Reciclamos!" é o mote da campanha que a MUSAMI está levar a cabo junto de setores de atividade económica desde 2016. O programa Parceiros foi lançado no terreno, em apelo às áreas da restauração e comércio para a importância da separação de resíduos, com atribuição do Selo Ambiental para os cumpridores.

Em 2019, o projeto chegou a 283 empresários do setor da restauração. A brigada de sensibilização ambiental, composta por três elementos, calcorreou todos os concelhos da ilha de São Miguel: Lagoa, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Nordeste.

A participação dos empresários confere notoriedade ao seu estabelecimento pelas boas práticas ambientais, comprometidos com a reciclagem, por via do aumento da separação xde resíduos: vidro, papel/cartão e plástico/metal, estendendo-se ainda aos óleos alimentares usados.

O programa entra agora na fase de auditorias e monitorização dos espaços que estabeleceram o compromisso, para a manutenção dos respetivos selos ambientais.

Os interessados devem respeitar as condições constantes no regulamento e podem aderir a qualquer momento. Todos os intervenientes são obrigadas a fazer formação com a MUSAMI, finda a qual é entregue um certificado de participação e assinada a Carta de Compromisso. Os participantes têm 30 dias para adptar as suas instalações de modo a garantir a correta separação de resíduos, prazo após o qual é efetuada uma vistoria de modo a aferir a receção do selo.

Desde 2016 foram contactados pela MUSAMI cerca de mil empresários da ilha de São Miguel.