Doações da Eco 5 atingem 1,8 toneladas em 2019

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 13 de Fevereiro de 2020

A MUSAMI doou em 2019 mais de 1800 quilos de hortaliças a cinco instituições particulares de solidariedade social. São produtos que resultam das culturas da quinta - Eco5 - do Ecoparque da Ilha de São Miguel, cultivadas com o composto SO-MUSAMI.

O Banco Alimentar Contra a Fome da Ilha de São Miguel, a Casa dos Manaias, o Centro Paroquial Bem Estar Social de São José, o Intituto de Apoio à Criança e o Instituto Bom Pastor - Nossa Senhora de Fátima, são as entidades contempladas. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade social que a MUSAMI assume na comunidade em que se encontra inserida.

O SO - MUSAMI usado nas culturas é um substrato orgânico 100% natural, produzido a partir de resíduos de jardinagem, certificado pela SATIVA para a agricultura biológica. Em 2019, o Ecoparque da Ilha de São Miguel recebeu cerca de 10 mil toneladas de resíduos verdes para a compostagem.

A sua produção resultou de um projeto pioneiro que tinha como principal objetivo desviar resíduos do aterro sanitário a partir de 2010. Desde então, tem vindo a revelar-se um sucesso. Não só inicialmente contribuiu para a redução deste tipo de resíduos em cerca de 40 por cento, como a sua procura crescente por agricultores, jardineiros e particulares, permitiu o seu escoamento.

Atualmente o SO-MUSAMI é vendido a granel e ensacado no Ecoparque, estendo a sua comercialização a estabelecimentos como a Agriloja e a Granja.