Cuidados a ter na deposição de resíduos nos contentores

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 15 de Abril de 2020

A recolha seletiva de resíduos porta a porta e nos ecopontos mantém-se nos horários definidos, independentemente do estado de emergência em que se encontra o país. Todavia há cuidados a ter na sua deposição, a bem da saúde pública.

Em primeiro lugar, as luvas, as máscaras e os lenços de papel devem ser depositados no lixo comum, jamais nos ecopontos ou no chão como se vem verificando junto às áreas das grandes superfícies comerciais. Neste momento, perante o atual cenário de pandemia, estes são considerados resíduos com alguma carga perigosa pelo que devem ser colocados no indiferenciado ou no lixo comum. Aliás, nem sequer são recicláveis!

No caso de se encontrar em isolamento profilático ou hospitalização domiciliária e até mesmo em quarentena, todos os resíduos devem ser colocados em sacos de plástico resistentes e descartáveis, tendo o cuidado de não encher totalmente o saco, de modo a conseguir fechar bem. Colocar, entretanto, dentro de um outro saco, devidamente fechado, depositado no contentor de resíduos ou à porta de casa no dia da respetiva recolha. Para já, não há alteração nos planos de recolha de resíduos estabelecidos!

Jamais depositar os sacos no chão da rua quando se deparar com contentores cheios. Procure o mais próximo! Deixe sempre os contentores fechados, pois abertos podem constituir uma fonte de propagação de vírus ou bactérias. Por essa razão contêm uma tampa!

Quando colocar os resíduos no ecoponto, use luvas e descarte-as logo de seguida no indiferenciado.

Se tiver alguma dúvida, consulte o município em que reside ou a MUSAMI. Confira as instruções junto de uma entidade credível, pois assiste-se neste momento a alguma desinformação nas redes sociais que podem colocar em causa a segurança de todos os cidadãos.

Recorde-se que os resíduos recicláveis são colocados em quarentena antes de triados não só para segurança dos colaboradores que operam no Centro de Triagem Automatizado, como por razões de saúde pública, evitando a propagação do novo coronavírus. A MUSAMI leva muito a sério todas as questões que se prendem com segurança, saúde e higiene no trabalho, agora ainda mais reforçados com a implementação do plano de contigência no combate ao COVID-19.

A MUSAMI apela ao cumprimento das regras, ao bom senso e cidadania aquando do descarte de resíduos nos ecopontos e contentores distribuídos na via pública, facilitando assim o trabalho dos operadores da recolha de resíduos e de triagem de recicláveis. A colaboração de todos é essencial para que consigamos ultrapassar o cenário de pandemia atual. E que sejamos todos parte da solução!