MUSAMI adjudica Centro de Tratamento Biológico a EFACEC/Marques

Autor: Cecília Araújo/Rita Rebelo / 12 de Maio de 2020

A empreitada do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos da Ilha de São Miguel (CTBRISM) foi adjudicada ao consórcio de empresas EFACEC - Engenharia e Sistemas SA e Marques SA, através de concurso público internacional, pelo montante de 6.485.000,00 €.

A construção terá a duração de 16 meses, conforme definido pelo cardeno de encargos, estando agora o arranque da obra pendente do visto do Tribunal de Contas.

Com estas instalações industriais de carácter sustentável e ambientalmente adequadas no domínio da gestão integrada de resíduos, a MUSAMI fica dotada das condições para o cumprimento das exigentes metas europeias em matéria de valorização de resíduos.

O Tratamento Biológico pressupõe a recolha de resíduos orgânicos porta a porta de habitações unifamiliares e a produtores específicos, como por exemplo restaurantes. Também é extraída matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos no Centro de Pré-Tratamento Mecânico. Esta matéria é colocada em túneis onde é transformada em composto e energia elétrica através do grupo moto gerador já existente no Ecoparque de São Miguel, a qual será injetada na rede de serviço público.