Estudo aponta para custos de 137 milhões na expedição de resíduos

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 13 de Maio de 2020

O valor do custo da operação de valorização energética dos resíduos de São Miguel para expedição para a TERAMB e para o mercado externo ascende a cerca de 137 milhões de euros. Esta é a conclusão do estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade dos Açores para a MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM SA.

O estudo dos custos da valorização energética dos resíduos de São Miguel na Terceira foi entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a 8 de maio.

De acordo com o estudo elaborado, a ilha Terceira terá capacidade para receber apenas 17% dos resíduos sólidos urbanos, enquanto os remanescentes 83% teriam de ser expedidos para o mercado europeu, onde o custo médio de depósito estimado é de 115 € a toneladas. Isto excluindo o valor de cada fardo, sua expedição e depósito por tonelada.

Os custos estimados para um período compreendido de 2020 a 2031, têm como base um volume de resíduos de 85,7 mil toneladas em 2019 para um montante de 96,1 mil toneladas em 2031, correspondente a um crescimento anual médio implícito e sustentável na ordem de 1%, refere o documento.

Foram desenhados uqatro cenários possíveis para esse espaço temporal, tendo por base um cenário natural de produção de resíduos a 10%, por outro lado, uma eventual redução de produção de resíduos a 10%, e outro ainda, equacionando os potenciais efeitos do COVID-19 refletindo uma quebra de 20%. Por fim, caso a TERAMB venha a aumentar a sua capacidade produtiva de valorização de resíduos. Neste último caso, o custo total da operação decresce brutalmente para 60 milhões de euros.

De salientar que o estudo teve como objetivo a quantificação dos custos de uma operação de exportação de resíduos não recicláveis produzidos na ilha de São Miguel. Do lado dos custos da operação foram apuradas parcelas de matérias consumidas, mão de obra direta e gastos gerais de fabrico, apurando-se os custos totais de exploração, por sua vez divididos por custo de enfardamento, custo de expedição e custo de depósito, conforme se pode ler nas considerações finais do estudo da Universidade dos Açores.

Pode consultar o estudo dos custos da valorização energética dos resíduos de São Miguel na Terceira, no link que se segue, publicado no site da MUSAMI: https://musami.pt/sites/default/files/custos_da_valorizacao_energetica_dos_residuos_de_sao_miguel_na_terceira.pdf