Relatório de Sustentabilidade de 2019 já está disponível

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 29 de Maio de 2020

O sexto Relatório de Sustentabilidade da MUSAMI do ano 2019 já se encontra disponível no site em https://www.musami.pt/sites/default/files/relsustentabilidade2019.pdf. O documento revela o caminho percorrido, na permanente busca por um melhor desempenho em toda a linha, desde o planeamento, passando pela execução de projetos, controlo, monitorização e avaliação dos resultados, em alinhamento com objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.

A MUSAMI conta neste momento com 78 colaboradores e possui um volume de negócios da ordem dos 5,70 milhões de euros. Em 2019, garantiu a gestão de 95 832 toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais 21 561 toneladas foram encaminhados para valorização. O relatório reflete ainda o encaminhamento dos resíduos de 2011 a 2019, desde aterro, passando pelo Centro de Triagem automatizado, Ecocentro e Parque de Verdes, assistindo-se a uma clara consolidação da produção de resíduos ao longo de oito anos.

Para 2019, foram definidos indicadores, cujos objetivos económicos e financeiros foram atingidos de um modo geral. Ou seja, na globalidade, cumpriu 75% das metas estabelecidas, melhorando cerca de 48% dos indicadores relativamente a 2018.

À semelhança do ano anterior, de salientar o indicador de satisfação dos clientes com um grau de satisfação médio de 87%, com especial atenção para os clientes particulares e os visitantes com um grau de satisfação de 89,52% e de 94,33%, respetivamente. Da parte dos fornecedores obteve uma média de avaliação de 91,56% e de satisfação da ordem de 82,17%, permitindo estabelecer uma relação de qualidade do serviço quanto melhor for o fornecedor.

A MUSAMI é a empresa de tratamento e gestão de resíduos da ilha de São Miguel, certificada em qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho e energia. A organização garante as respostas mais adequadas para os resíduos seletivos e indiferenciados, procurando sempre soluções de vanguarda em matéria de valorização de resíduos em toda a linha. Este relatório publicado anualmente é referente ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.