Porque todos os cuidados são poucos

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 25 de Junho de 2020

Máscaras, luvas e lenços de papel devem ser depositados no lixo comum. Nunca atirar ao chão, seja em que circunstância for. Não são reciclavéis. Os resíduos também têm a ver com saúde pública, embora á primeira vista passe despercebido. É importante reter esta informação que pode fazer a diferença  para todos nós. Já os recipientes para gel de alcool devem ser descartados no ecoponto amarelo.

Com o surgimento de novos casos de COVID-19 na ilha de São Miguel, importa manter os cuidados adotados nas nossas vidas. Não baixar a guarda, sem medos ou alarmismos. Basta adotarmos os cuidados que nos foram incutidos nos últimos meses. Desde usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social.

Não esquecer porém, que se tiver família pessoas infetadas ou em quarentena, os resíduos também podem estar contaminados e, portanto, deverá tomar as seguintes precauções: borrifar os resíduos com lixívia de todas as vezes que forem descartados no saco, colocar o lixo em sacos de plástico resistentes e descartáveis, tendo o cuidado de não encher totalmente os sacos, de modo a conseguir fechar bem e borrifar com lixívia. Os sacos fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, igualmente devidamente fechado e depositado no contentor de resíduos indiferenciados. Aguardar 72 horas para colocar à porta de casa para recolha ou no contentor indiferenciado.