Lançado concurso para novo aterro sanitário do Ecoparque

Autor: Rita Vasconcelos Rebelo / 03 de Julho de 2020

Foi lançado a 30 de junho o concurso público da empreitada de construção da Célula 2 do Ecoparque da Ilha de São Miguel, pelo valor base de 1 milhão de euros. Os interessados deverão apresentar proposta até 30 dias a contar da data de envio do procedimento para publicação.

A célula terá uma área impermeabilizada de cerca de 1,14 hectares e uma superfície basal de aproximadamente 5673m3. A sua capacidade de vida útil deverá ter 11 anos, com uma capacidade de encaixe de resíduos correspondente a 155.000 toneladas. O prazo de execução da empreitada é de 240 dias após a sua adjudicação.

A melhor relação qualidade-preço, a qualidade técnica da proposta, o prazo de execução e o valor apresentado (mais baixo custo), constituem os critérios de seleção dos proponentes.

De salientar que a operação do primeiro aterro sanitário do Ecoparque 2 da Ilha de São Miguel arrancou a 19 de outubro de 2016, mas a sua capacidade de vida útil está a esgotar rapidamente. Devem ser encaminhados apenas para esta estrutura resíduos indiferenciados, sem qualquer solução a nível da valorização ou da reciclagem.

Trata-se de uma obra financiada pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, que arrancará após a sua aprovação.

 

Foto - Célula 1 do Ecoparque, antes do arranque da operação