Ribeira Grande com dois eco-centros para recolha de resíduos

Autor: Câmara Municipal da Ribeira Grande / 09 de Fevereiro de 2021

O concelho da Ribeira Grande dispõe de dois eco-centros, um no parque industrial, outro junto ao armazém municipal na freguesia da Lomba da Maia, locais onde os munícipes podem depositar resíduos de grandes dimensões de forma gratuita.

Para além do papel, cartão ou vidro que são encaminhados para reciclagem, os eco-centros também podem receber eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, resíduos verdes ou resíduos de obras de construção civil que são devidamente tratados em encaminhados.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou o eco-centro da Lomba da Maia para se inteirar do crescente volume de trabalho que está a ser desenvolvido no local, acompanhado pelo vereador Carlos Anselmo e pelo presidente da junta de freguesia, Alberto Ponte.

" Este eco-centro, à semelhança do que está instalado no parque industrial, disponibiliza equipas que fazem as recolhas diárias na zona nascente do concelho, selecionando depois os resíduos que são encaminhados para o eco-parque da ilha de São Miguel", disse.

Alexandre Gaudêncio lembrou que ambos os eco-centros "funcionam em horário de expediente e qualquer pessoa pode utilizá-lo, seja transportando os resíduos até lá ou requerendo a recolha caso não disponha de transporte adequado para o efeito".

O autarca sublinhou também o "importante papel que as juntas de freguesia têm desenvolvido ao nível da recolha de resíduos através da disponibilização de equipas que se dedicam a esse serviço, contribuindo para a limpeza do concelho".