Lagoa distribui ecopontos domésticos no Dia do Ambiente

Autor: Câmara Municipal da Lagoa / 07 de Junho de 2021

A Câmara Municipal de Lagoa começou a distribuir gratuitamente a 5 de junho ecopontos domésticos compostos por três contentores de 35 litros, todos identificados com chip, na freguesia da Ribeira Chã. O município quer levar ecopontos a todas as casas do concelho.

Num investimento de 583 mil euros, financiado pelo PO Açores 2020, que permite dar continuidade à aposta da autarquia no sistema de recolha de resíduos porta a porta, com especial atenção à fração reciclável, pretende qie todos os munícipes do concelho possam separar mais facilmente os seus resíduos. No mesmo âmbito, irão ainda ser cedidos compostores domésticos e ecopontos de maiores dimensões para a indústria e comércio, além do reforço de ações de sensibilização ambiental.

Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, marcou presença neste primeiro dia de entrega dos ecopontos e reconheceu a ação positiva das pessoas, adiantando que "simbolicamente iniciamos a distribuição no Dia Mundial do Ambiente, mas será uma tarefa a desenvolver nas próximas semanas, abrangendo todas as habitações do concelho, e que permitirá certamente aumentar os níveis de separação de resíduos".

Todos os moradores que não recebam os ecopontos nas campanhas de distribuição de rua ou necessitem de mais esclarecimentos devem contactar o gabinete de ambiente da autarquia ou as juntas de freguesia.

Refira-se que o serviço de recolha porta a porta está disponível em todo o concelho, sendo recolhidas as embalagens de papel, plástico e metal, às segundas e quintas, e as embalagens de vidro às quartas-feiras.

O Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa, no âmbito do seu plano e programa bandeira azul, também se associou a esta distribuição de ecopontos como forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente.