Melhor reciclagem de ECAL dá prémio

Autor: MUSAMI / 08 de Julho de 2021

A Tetra PAK e a Sociedade Ponto Verde juntaram-se para lançar o concurso "Melhor Desempenho. Mais Reciclagem" com o objetivo de envolver os sistemas de gestão de resíduos urbanos de todo território nacional.

O sistema com maior entrega de embalagens de cartão para alimentos liquídos (ECAL) em 2021 será premiado com 10 mil euros, a atribuir a uma instituição particularv de solidariedade social da sua zona de atuação.

O concurso foi divulgado no Webinar "Melhor Desempenho. Melhor Reciclagem" realizado a 24 de junho, onde Ingrid Falcão, responsável pela sustentabilidade na Tetra PAK Ibéria, sublinhou que existe um grande potencial para a reciclagem de ECAL, tendo em conta que são produzidas mais de 30.000 toneladas destas embalagens por ano, sendo que a asua taxa de reciclagem ronda os 30%. Cenário que a empresa pretende alterar até 2022.

O grande desfaio da empresa, face os compromissos assumidos no âmbito da economia circular, assenta na criação de uma embalagem asética sem alumínio nos seus componentes, realçou Ingrid Falcão durante a sua intervenção.

Segundo João Letras, gestor da Sociedade Ponto Verde, Portugal é um dos países com maior consumo de laticínios per capita, apontando o estrangulamento da recilcgem destas embalagens ao consumidor. Sublinha assim que "há um potencial por captar", indincando por outro lado que já entre janeiro e maio do presente ano assite-se a um crescimento de 18% da taxa de valorização desta matéria-prima.

Até ao final do ano, aguarda-se agora que o concurso lançado por estas duas entidades catapulte o aumento da reciclagem dos pacotes de bebidas, contribuindo em simultâneo para uma alteração de hábitos dos cidadãos em prol da diminuição da pegada ambiental.

Foto: Tetra Pak/ Direitos reservados