Plástico ameaça produção de composto - revela relatório europeu

Autor: MUSAMI / 30 de Agosto de 2021

Estudo realizado pela ECN - European Compost  Network sobre a qualidade da produção de composto a partir da recolha de resíduos orgânicos, indica que a presença de plástico é prejudicial para a sua produção e respetivo uso nos solos.

O relatório em causa refere-se à qualidade do composto obtido por via da recolha seletiva e a presença de plásticos no produto final, conforme se pode ler no documento divulgado pela instituição.

O documento incide em quatro aspetos: os plásticos com base biológica, os plásticos convencionais (não compostáveis), os plásticos compostáveis e os microplásticos. Segundo a entidade, a qualidade do composto não é possível sem quejam reconhecidas a importância da pureza da matéria-prima (em termos de contaminação com plásticos), uma melhor qualidade obtida por via de esquemas de recolha seletiva porta a porta, e por fim, os limites técnicos decorrentes da maquinaria e tecnologias aplicadas no pré-tratamento da matéria prima com vista a reduzir a contaminação.

Assim sendo, considera como prioritária a prevenção e limite da presença de plástico no composto produzido a partir da matéria prima recolhida seletivamente. Isto passa por uma cadeia de fornecedores responsável pela recolha seletiva de bio resíduos, muito dependente das impurezas oriundas do desperdício alimentar, resíduos verdes e outros materiais orgânicos originados pelo setor agrícola, por exemplo.

O seu processamento pode causar custos acrescidos à sua produção, bem como uma perda de matéria prima orgânica aquando da sua limpeza. Daí que a comunicação e as ações de sensibilização revelam-se fundamentais para que tal não se verifique. Acresce a importância do recurso à utilização de sacos de papel compostável ou bioplásticos para evitar a contaminação.

Assegurar a qualidade é outra das prioridades, uma vez que os fertilizantes orgânicos ou corretivos dos solos obtidos a partir de aproveitamento de resíduos não são livres de impurezas. Para além dos plásticos, menciona as partículas de vidro e metal abaixo dos dois milímetros. Felizmente a média de contaminação registada em países da União Europeia situa-se entre 0,01% e 0,2%, valor muito abaixo dos limites definidos pela entidade reguladora de produtos fertilizantes.

A entidade ressalva que de acordo com os princípios da economia circular, a qualidade dos compostos e digestão pode ser melhorada através de um claro compromisso por parte dos prdutores de resíduos e empresas de recolha em não recolher impurezas. Pese embora o facto de a necessidade da qualidade iniciar nos produtores de resíduos e cidadãos, prossegue com as entidades gestoras de resíduos e fábricas de produção de composto.

O setor apoia a adoção de políticas consistentes capazes de dirigir recursos de plásticos e micro plásticos e minimizar a sua disseminação no meio ambiente, nos solos, água e alimentação.

A ECN - European Compost Network é uma organização não governamental sem fins lucrativos, promotora de práticas de reciclagem sustentáveis do composto, digestão anaeróbia e outros processos de tramento biológico de recursos orgânicos, de que a MUSAMI é associada. O grande compromisso assenta na reciclagem limpa da matéria prima orgânica.