MUSAMI rumo à economia circular

Autor: MUSAMI / 12 de Outubro de 2021

Com o aumento da taxa de separação de resíduos na mira, a MUSAMI elaborou pela primeira vez o Plano de Educação e Promoção da Economia Circular, indo ao encontro da estratégia da União Europeia pela sustentabilidade ambiental.

O plano assenta em oito eixos para o período 2022-2024: Programa Campanha, Programa Educa, Programa Smart, Programa Parceiros, Programa Orgânico Mais, Programa Efemérides, Programa Circula e Programa Eco Social.

As grandes novidades vão para os programas Orgânico Mais e Circular. O primeiro refere-se à sensibilização da população para a separação correta de resíduos orgânicos: resíduos alimentares de cozinha e comida, nos seis concelhos da ilha de São Miguel. 

Com a entrada em funcionamento das Centrais de Tratamento Mecânico e Biológico da Ilha de São Miguel, impõe-se um novo sistema de recolha de resíduos, surgindo, entretanto, uma nova fração: a dos resíduos orgânicos. Ou seja, restos alimentares, a partir dos quais se pode produzir composto. Para tal, será necessário elucidar as populações sobre a importância da separação destes resíduos, de modo a evitar a contaminação.

O Programa Circular por seu turno sustenta o mote da MUSAMI: " Geramos Valor para a Natureza!" Introduzir o conceito de economia circular enquanto promotor dos resíduos como um recurso da cadeia de valor. Neste sentido, serão organizadas oficinas de reutilização, de compostagem doméstica, entre outras. Trata-se de mais uma maneira de sensibilizar as populações para o surgimento de uma nova filosofia de vida com base nas práticas ambientais emergentes.

A economia circular consiste numa estratégia de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energias, que marca a agenda dos países membros da União Europeia. De olhos postos na sustentabilidade, no progresso, inovação e mudança de mentalidades, a MUSAMI marca a sua posição neste mundo global.

foto: Direitos reservados/Google