Diga Não ao Desperdício Alimentar

Autor: MUSAMI / 12 de Outubro de 2021

O Dia Mundial da Alimentação assinala-se no próximo sábado, 16 de outubro. A sustentabilidade e o desperdício têm constituído os principais temas dos últimos anos. E é possível adotar uma alimentação saudável e sem perdas colateriais. Tudo uma questão de consciência ambiental e social.

A data que se celebra desde 1981, instituída pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, estrutura sedeada no Quebec, no Canadá, tem como objetivos a atenuação da pobreza e da fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, melhor nutrição e segurança alimentar.

E como pode o comum cidadão contribuir? Começando por evitar o desperdício alimentar que parte de cada um de nós com gestos muito simples. Isto a partir das próprias compras.

A melhor forma de reduzir o desperdício em casa é com planeamento semanal em termos de alimentação do agregado familiar. A partir daí, elaborar uma lista de compras a pensar no que realmente precisa para fazer face as suas necessidades, mesmo aproveitando sobras de comida de uma ou mais refeições (o vulgo redon). O ideal é não ter de colocar a comida no lixo. Tudo uma questão de organização.

Mesmo ao nível da despensa e do frigorífico, organizar a disposição das embalagens tendo em conta os prazos de validade é muito útil e eficaz. Aliás, sempre que fizer uma lista de compras, deve fazer uma ronda pelo tem já armazenado em casa, precisamente para não acumular produtos que posteriormente não consiga consumir. Para além de evitar o desperdício, acaba igualmente por poupar na carteira aos adotar estas medidas no seu dia a a dia. Opte também pelos produtos locais e sazonais.

Na internet pode encontrar ainda uma panóplia de soluções, no que respeita ao aproveitamento dos restos de comida com receitas originais e saborosas, nutritivas. Há receitas inclusivamente com aproveitamento de cascas de batata, de banana, abóbora, entre outros. Basta pesquisar.

Se tem uma pequena horta, faça também o planeamento das culturas por cada estação do ano e respetivas quantidades. Depois sempre pode congelar o que produziu a mais, vender a colegar de trabalho ou oferecer a familiares, ou carenciados que conheça. Assim, estamos todos a dar um contributo para o meio ambiente.

Tudo isto é válido se mantiver a sua consciência aberta e solidária para o mundo que o rodeia e pretende legar aos seus filhos e netos. Juntos, geramos valor para a natureza!

 

Foto: Direitos reservados/Google