MUSAMI promoveu ações na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Autor: MUSAMI / 10 de Novembro de 2021

Oficinas de Compostagem Doméstica na comunidade escolar, Workshop sobre o Substrato Orgânico MUSAMI com visita ao Parque de Verdes no Ecoparque da Ilha de São Miguel, compuseram o cartaz da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu de 20 a 28 de novembro.

"Comunidades Circulares" foi o grande tema de 2021, assente no conceito de economia circular, que visa edificar uma cadeia de valor com suporte nos resíduos recicláveis, baseada na política dos 3R's: reduzir, reutilizar, reciclar.

O objetivo passou por demonstrar como manter os materiais que usamos no dia a dia na cadeia de valor, através da compostagem doméstica, por exemplo. Aproveitar os resíduos verdes que juntamos em casa e produzir um adubo natural muito mais saudável, enriquecedor e eficaz para os solos. Desta forma, estamos a reduzir a produção de resíduos e conferindo valor ao que iria para aterro sanitário.

As Oficinas de Compostagem Doméstica chegaram a cerca de três centenas de alunos das Escolas Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, Escola Básica e jardim de Infância de Porto Formoso, Escola Básica Integrada de Ginetes, Escola Secundária de Laranjeiras, Escola Básica e Secundária de Furnas, Escola Profissional de Vila Franca do campo, Escola Básica Integrada Canto da maia, Escola Jardim de Infância 1/2 Dr. Francisco machado faria e maia (Cabouco) e Escola Secundária Antero de Quental.

O Workshop e Rota SO-MUSAMI realizou-se a 24 de novembro, no Ecoparque da Ilha de São Miguel, junto um grupo de colaboradores da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo.

As ações realizadas nos estabelecimentos de ensino e o workshop são as abordagens adotadas pela MUSAMI para fazer passar a mensagem junto de um público alvo mais abrangente, desde crianças, passando por jovens e adultos.