Inaugurado o Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos da Ilha de São Miguel

Autor: Nuno Sousa / 17 de Novembro de 2022

A MUSAMI inaugurou o Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos da Ilha de São Miguel, na quarta-feira, 16 de novembro.

Tratou-se de um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, cofinanciado pelo PO-SEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito da construção do Ecoparque da Ilha de São Miguel.

Na inauguração, o Presidente do Conselho de Administração da MUSAMI, Dr. Ricardo Rodrigues, considerou tratar-se de uma obra importante para a ilha e explicou que “a grande diferença no comportamento do tratamento dos resíduos em São Miguel, é que os resíduos indiferenciados que iam diretamente para aterro, passam a ser tratados nesta nova instalação”.

“Estamos a recolher cerca de 85 mil toneladas por ano de resíduos e nesta quantidade temos em valorização na estação de triagem cerca de seis mil toneladas. A expectativa é que essa instalação possa recuperar mais seis a 10 mil toneladas de embalagens”, explicou, considerando-a “indispensável” para atingir as metas da União Europeia e as imposições nacionais e regionais.

Ricardo Rodrigues deu, ainda, conta que o objetivo passa por selar a “curto prazo” os aterros sanitários.

O presidente da MUSAMI vincou, também, o “entendimento perfeito” com o Governo Regional, competindo às autarquias a recolha e tratamento dos resíduos, não deixando a secretaria regional do Ambiente de exercer a sua função fiscalizadora na matéria.

Por seu turno, o secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, Dr. Alonso Miguel, sublinhou que o centro permite “dar um passo em frente na conclusão” do Ecoparque e, sobretudo, ter “um processo assinalável na melhoria de gestão de resíduos” na Região.

“Em 2021, um total de 68% dos resíduos produzidos na ilha de São Miguel tiveram como destino final a deposição em aterro e isto não é aceitável nos dias de hoje e não é enquadrável com a estratégia que foi definida a nível regional e nem com as metas comunitárias”, reiterou.

Para Alonso Miguel, este investimento “é um primeiro passo nos que permite alterar esta realidade e colocar na trajetória certa, para cumprirmos objetivos, que foram muito claros desde o início na posição do Governo Regional”, nomeadamente, cumprir com a hierarquia da gestão de resíduos, encontrar as soluções mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e que possam dar um contributo importante para uma transição de uma economia linear para uma economia circular.

Seguiu-se uma explicação do funcionamento do sistema de tratamento, a cargo do Eng. António Mendes, da EFACEC, e uma visita às instalações.

A linha de tratamento de resíduos destina-se à recuperação dos materiais recicláveis existentes nos RSU, tais como: filme plástico, papel/cartão, vidro, material ferroso e outros valorizáveis, bem como à separação e envio da fração orgânica para o Centro Tratamento Biológico de Resíduos da Ilha de São Miguel, para a produção de substrato orgânico, sendo que a fração remanescente (refugo) será dirigida para a Central de Valorização Energética.

Esta linha de tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), provenientes de recolha indiferenciada dos seis Municípios integrantes da MUSAMI, tem uma área de construção coberta de 990 m2, com uma capacidade de processamento da linha de 31,5 Ton/hora e uma capacidade nominal de tratamento de 55.000 Ton/ano num turno, podendo, se necessário trabalhar em dois turnos.

A empreitada foi adjudicada ao consórcio EFACEC/Marques, enquanto a fiscalização da obra esteve a cargo da empresa Norma Açores. Como resultado deste Centro resulta, ainda, a criação de 16 novos postos de trabalho.